Maurício Gomyde- autor de O Mundo de Vidro


Quem está atualizado quanto a literatura nacional, já deve ter ouvido falar no livro O mundo de vidro, do Maurício Gomyde.

Além de um novo talento da nossa literatura, o Paulista que atualmente reside em Brasília, também é baterista e possuí duas bandas: Superaudio, sua banda de trabalho autoral e, Birinaite, dedicada a clássicos do rock. 


"Primeiramente gostaria de agradecer ao Blog Entre Fatos e Livros pela abertura do espaço em divulgar autores nacionais. Há muita gente boa escrevendo livros de muita qualidade por aí, e a oportunidade em mostrá-los diariamente ao público interessado (e de qualidade!) é valiosíssima".

1- DESDE QUANDO VOCÊ ESCREVE?


Escrevo informalmente desde que me tenho por gente. Digo, sempre gostei de produzir poemas, textos, redações. Frequentei o colegial numa escola que obrigava os alunos a entregarem 5 redações todas as segundas-feiras. Parecia muito pra um adolescente (e era! rs), mas a obrigação tornou-se um prazer. E escrevo “profissionalmente” desde 2.000, quando comecei a escrever o “O Mundo de Vidro”.

2-     O QUE FAZ PARA TER INSPIRAÇÃO E ESCREVER?

Sempre digo que é impossível escrever sobre o que não se sabe. Por isso, naturalmente escrevo sobre coisas minhas, experiências por que passei, coisas que escutei ou li. Bato tudo num liquidificador imaginário, jogo um monte de ideias no meio e acaba que sai algo que, a meu ver, é verossímil pra quem lê.

3-     POR QUE DECIDIU NÃO NOMEAR AS PERSONAGENS PRINCIPAIS, ELE E ELA?

Acho que nomear personagens é algo dificílimo. Por mais que, aparentemente, pareça simples. Você caracteriza a personagem e daí vai e coloca “Maria”. Sei lá, eu fico olhando e pensando... “mas ela não tem cara de Maria! Nem de Paula! Ou Joana!”... rs. Como era meu primeiro livro e eu não estava com inspiração pra colocar nomes legais, comecei a escrever apenas como Ele e Ela. Com o passar do tempo, achei que poderia ser um mote interessante. O difícil, mesmo, foi conseguir escrever tantas páginas e não me referir aos nomes. Foi um desafio gostoso de cumprir.

4-     EM QUE PONTOS VOCÊ SE IDENTIFICA COM ELES?

Ele e Ela são duas pessoas como tantas que se vê por aí. Ele, tímido. Ela, segura de si. Poderiam ser quaisquer pessoas. Muitas mulheres já me disseram que se identificaram mais com Ele do que com Ela, por exemplo. Eu me identifico em alguns momentos com cada um dos dois. Não sou nem Ele e nem Ela.

5-     ELE, PARA TENTAR CONQUISTAR O AMOR, SEGUIA OS CONSELHOS DE UM LIVRO DE AUTO-AJUDA. VOCÊ GOSTA DO GÊNERO?

Nem de longe! rs Este é um dos pouquíssimos gêneros que não leio. Não tenho nada contra quem lê. Mas... bom, eu sou daquela teoria do “Too many books, too little time”. Tantos clássicos pra se ler! Ou seja, se o tempo é curto, eu vou nos romances. Romances te fazem viajar, pensar, sair da realidade. Auto-ajuda te coloca demais na realidade. E de realidade já tenho a rotina do dia-a-dia.

6-     NO DESENROLAR DA HISTÓRIA, ELES PASSAM POR DIVERSAS SITUAÇÕES DIVERTIDAS, ENCONTROS, DESENCONTROS, MAL ENTENDIDOS. BASEADO NESSES FATOS, VOCÊ ACREDITA EM DESTINO OU ACASO?

Acho que somos bombardeados a todo instante por uma série de “acasos”.  Cabe a nós sabermos quais deles podem resultar em algo inesquecível e compor nosso destino. Não acho que exista algo pré-determinado, do tipo “mesmo que eu não queira, tudo está escrito e então é melhor relaxar”. No livro,  Ele se descobre louco por uma mulher e faz de tudo pra mudar a má sorte que sempre acreditou que teve. Isso sim é que é atitude!

7-     O QUE OS LEITORES PODEM ESPERAR DE MAURÍCIO GOMYDE, EM 2011?

Em relação à literatura, lanço a nova edição do “O Mundo de Vidro”, no início de Fevereiro. Como já tenho pronto o segundo, que se chama “Infelizes para Nunca”, lanço-o no segundo semestre. Estou escrevendo o terceiro já, que não tem nome ainda, mas será à quatro mãos, com um amigo chamado Robson Bat. Já no que diz respeito à música, lançarei o meu trabalho com a cantora Indiana Nomma.
Aguardem!!

8-     QUAL PERSONAGEM DEU MAIS TRABALHO PARA ESCREVER?

Os dois principais (Ele e Ela) são os mais complexos mesmo. Isso porque eu precisei desvendá-los em muitas situações. Outros personagens, que aparecem ao longo do livro, são meio que no esquema “entra e sai”. Desta forma, eles são visto apenas em poucas situações, o que fica mais fácil porque não precisei me aprofundar em suas personalidades. Mas em relação a Ele ou Ela, acho que Ela foi mais difícil, até porque sou homem e a alma feminina é sempre um mistério.

9-     O QUE, EM SUA OPINIÃO, TORNA O SEU LIVRO DIFERENTE DOS ROMANCES ATUAIS. O QUE OS LEITORES PODEM ESPERAR DA LEITURA DE O MUNDO DE VIDRO?

Meu livro tem uma premissa comum, que é “Homem se apaixona por Mulher”. O que o diferencia é a forma como foi contada. Muitos dizem que parece que estamos assistindo a um filme. Ele tem muita coisa romântica e muita coisa divertida. Dá pra rir e também se emocionar. Bom, é complicado eu mesmo defini-lo, mas acho que é por aí.

10- GOSTARIA DE DEIXAR UMA MENSAGEM PARA OS LEITORES DO BLOG ENTRE FATOS & LIVROS?

Gostaria de agradecer a oportunidade dada pelo Entre Fatos & Livros  e dizer aos leitores que prestigiem sempre os blogueiros da literatura, que fazem este trabalho por simples amor à arte. Que frequentem os blogs, dêem suas opiniões, critiquem, sugiram, participem. Este é um canal maravilhoso que está aí à mão. E o Entre Fatos & Livros representa com muita dignidade e qualidade tudo isto.

Por fim, que leiam mais os autores nacionais. Muita gente boa escrevendo muita coisa legal. Escritores que não estão  na gôndola principal das livrarias, mas que são tão bons quanto os que estão.

RAPIDINHAS:

~> UMA MÚSICA: Every Breath You Take – The Police

~> UMA LEMBRANÇA: O dia em que recebi o primeiro exemplar do primeiro livro.

~> UM PROJETO: Meu segundo livro – Infelizes para Nunca – pro segundo semestre de 2011.

~> UM DOCE: Quindim.

~> UM FATO: Esta entrevista é um fato muito legal pra mim. Nada do que passou e nem do que virá. Gosto do presente.  

~> UM LIVRO: A Arte de Amar - Ovídio


PESSOAS, O LIVRO É REALMENTE MARAVILHOSO. LEIAM A RESENHA CLICANDO AQUI

DESEJAMOS MUITO SUCESSO E RECONHECIMENTO MERECIDO PARA O MAURÍCIO!

 HÁ ALGUM TEMPO O AUTOR NOS ENVIOU AS MÚSICAS DO NOVO CD DELE. SÃO MARAVILHOSAS! TÃO MARAVILHOSAS QUE COLOCAMOS AQUI UMA DAS NOSSAS PREDILETAS CLIQUE AQUI  E ESCUTE PRA VOCÊ




PARTICIPEM DA PROMOÇÃO 2011 SERÁ 10 + 1 E CONCORRA A 11 LIVROS, INCLUINDO UM EXEMPLAR DE O MUNDO DE VIDRO.

COMENTEM E PARTICIPEM DO TOP COMENTARISTA, CONCORRENDO A UM LIVRO E MARCADORES VARIADOS, CLIQUE AQUI

NÃO SE ESQUEÇAM QUE TEMOS A COLUNA Autor & Você.


Clique aqui E FAÇA UMA SUGESTÃO, PERGUNTA, ELOGIO OU COMENTÁRIO PARA MAURÍCIO GOMYDE. 


 
 


 

nivoo